Se nos centrarmos na internacionalização na sua forma mais simples, a exportação (porque essa é a forma mais utilizada em contextos como o português), constata-se que grande parte das vezes não existe o menor conhecimento sobre como funciona o processo de exportação, o que de resto é de todo natural . Perceba-se quais as formas em que a exportação pode realizar-se:
- Exportação Indirecta
- Exportação directa
- Exportação Própria
- Distantes;
- Desejosas;
- Prudentes;
- Empenhadas Passivas;
- Envolvidas ou;
- Empenhadas activas.
É fundamental que a empresa perceba qual a sua atitude face ao comércio externo. Uma das questões chave e muito poucas vezes respondida é:
Terá a empresa estrutura e capacidade para trabalhar com mercados externos?
É em função da resposta a esta questão e a todas as questões que daí advêm que a empresa poderá e deverá escolher a melhor forma de se internacionalizar (relembra-se uma vez mais que falamos neste caso do modo de exportação).
O risco inerente ao processo de exportação é óbvio e está presente em todo processo. O fraco, ou nulo conhecimento dos mercados e dos clientes, o risco de crédito, risco de todo processo logístico, questões culturais (fundamentais), questões linguísticas, processo documental, etc. Um conjunto de variáveis que influenciam directamente o sucesso de toda a operação e que devem ser bem conhecidas e se possível minimizadas pela empresa.
Internacionalizar pressupõem investimento: Financeiro (o processo quando assumido pela empresa pode ser bastante oneroso), em recursos humanos capazes e com competências de abordar e trabalhar mercados, clientes, eventos e todo processo, e capacidade interna, onde a excelência é factor chave, deixo aqui um conjunto de factores chave no processo de internacionalização no modo de exportação para que melhor as empresas percebam como desenhar o seu plano:
- Capacidade interna e externa
- Qualidade e excelência;
- Design;
- Inovação;
- Marketing;
- Imagem e marca
Deixo aqui um bom exemplo de uma empresa portuguesa no sector têxtil a quem foi apresentada uma proposta de fornecimento de um artigo, mas que esta não teve capacidade em completo para responder, "simplesmente", porque...não tinha capacidade produtiva e capacidade logística para o negócio.
Outros casos poderia aqui abordar como sejam o caso dos incoterms, ou da procura para certos mercados de agentes financeiros intermediadores.
Importa acima de tudo, é isso que se procura com este artigo que as empresas percebam a necessidade de se capacitar ou de arranjar parceiros, sim a cooperação pode ser a chave do sucesso, saiamos da toca em que vivemos sozinhos com medo de perder o mundo, competir cooperando pode ser a chave do sucesso, desde que haja interesse mútuo de ambos os parceiros, além de que poderá ser uma forma de minimizar risco e potencializar resultados.
3 regras chave para as empresas que queiram iniciar ou melhorar o seu processo de internacionalização:
- Regra n.º 1 - As empresas não dominam todas as variáveis. Num tecido empresarial dominado por PME´s, a relação custo beneficio de análise, estudo e negociação com os mercados, torna o processo e a internacionalização onerosa;
- Regra n.º 2 - No contexto actual as empresas não dispõem de recursos (humanos e financeiros), suficientes bem como de conhecimento e competência sobre o processo. A cooperação afigura-se como uma boa ferramenta.
- Regra n.º 3 - Vender para mercados externos não é o mesmo que vender para o mercado interno, sendo que mesmo os mercados externos podem ter lógicas de actuação regionais e por ventura diferentes umas das outras.
Para finalizar ficam 10 passos fundamentais a percorrer no processo de exportação:
1.º Passo – Qualidade, excelência;
2.º Passo – O que é a exportação
2.º Passo – O que é a exportação
3.º Passo - Atitude da empresa face ao comércio
externo - Exportação
4.º Passo - Pressupostos da Exportação
5.º Passo – Compromisso de exportar
6.º Passo – Construção de equipa (s) trabalho
7.º Passo – Delinear estratégias de actuação
8.º Passo - Apoios disponíveis – Procurar, estudar e
explorar
9.º Passo - Gestão, controlo e avaliação de todo
processo de exportação
10.º Passo – Vendas - > Resultados - > Sucesso da operação.
10.º Passo – Vendas - > Resultados - > Sucesso da operação.
Num mundo encolheu, e o tempo acelerou, será bem mais fácil ter o mundo e o sucesso da sua empresa nas suas mãos!
Para mais informações de como desenvolver um plano de exportação contactate-nos.
Bons negócios!
Prezados,
ResponderEliminarNo seguinte link artigo sobre a importância do Gestão por Processos na internacionalização de empresas: http://www.supravizio.com/Noticias/ArtMID/619/ArticleID/55/BPM-ferramenta-internacionalizacao.aspx
Wallace
http://www.venki.com.br