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domingo, 8 de abril de 2012

Feiras de negócios e Networking

Caros amigos,
Ao ler uma noticia num diário económico deparei me com um artigo sobre a importância das feiras empresariais no contexto actual. Alguns críticos advogam que na realidade actual a importância das feiras e eventos empresariais relativizou-se acentuadamente em virtude de outras formas de comunicação que têm vindo a ganhar protagonismo e relevância no contexto empresarial, nomeadamente as TIC. Sendo eu um defensor das tecnologias e do conhecimento nas empresas, bem como da eficiência de recursos, apesar de concordar que vivemos na ERA do conhecimento, conhecimento esse disponível em repositórios online, não posso também discordar da pouca relevância das feiras e eventos empresariais. O conceito de networking, define-se não só como partilha, mas também como aprendizagem pelas melhores práticas e oportunidades, sendo hoje um factor crítico nas empresas, e não só, enquanto ferramenta de aprendizagem, de bencharming, de procura de oportunidades, de criação e reforço de laços e de sinergias entre  empresas, etc. Não interessa onde estou sediado, interessa sim onde actuo. No entanto este não se sobrepõem a feiras e eventos, apenas os complementa e pode até ajudar a que feiras e eventos possam ser mais e melhor trabalhados, se antecipadamente as empresas fizerem um trabalho fundamental de análise e pesquisa dos participantes. Verdade é que as feiras representam um considerável investimento de recursos financeiros, logísticos e humanos que muitas vezes as empresas não dispõem, no entanto tal facto não significa que as empresas não possam estar presentes, quer de formas diferentes, quer por exemplo em agrupamentos de empresas, uma forma fácil, simples e barata de estar presente, pois os custos mais facilmente se poderão diluir, além de que será, ou poderá ser um sinal forte das empresas de um dado sector ou até país, cabe aqui pois ter governos que tenham medidas de apoio e suporte. Os governos trabalham e apoiam hoje diversas formas de networking, desde missões empresariais, ferramentas online (portais, sites etc.), reuniões de negócios, feiras, entre outras.
As feiras não perderam preponderância, pelo contrário, são uma forma de cara a cara fazer negócio, e, quer se queira quer não as relações de confiança ainda se constroem mais quando estabelecidas "face to face". 
Num mercado global as formas de networking devem fazer parte da estratégia da empresa, ser bem estruturada e trabalhada, diversificar as formas de networking minimizando custos e maximizando resultados é fundamental e isso só se consegue com uma estratégia bem definida e articulada.

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